Dra. Fernanda Gomes

Faça as pazes com o seu joelho! A dor da sua artrose pode ser tratada sem cirurgia, através da denervação percutânea.

9 fevereiro, 2024

Faça as pazes com o seu joelho. A dor da sua artrose pode ser tratada sem cirurgia, através da denervação percutânea.

No último post, falamos um pouco sobre a dor no joelho, incluindo suas causas e tipos de tratamento. Clique aqui se você ainda não leu.

Agora vamos falar um pouco sobre artrose e a denervação percutânea.

A artrose (ou osteoartrite) é uma das causas mais comuns de dor e limitação funcional em adultos e idosos. Trata-se do desgaste da cartilagem e outros componentes da articulação, que podem acontecer naturalmente com o envelhecimento ou ser acelerados por outros causas (fraturas, luxações, infecções, sobrecarga mecânica...). Dentre os sintomas estão a dor, inchaço (edema), rangido (crepitação), limitação de movimento, aumento da largura do joelho (geralmente, causada pela presença de osteófitos). Boa parte dos pacientes conseguirá manter sua qualidade de vida apenas com medicações orais, mudança do estilo de vida, atividade física, perda de peso, etc... Essas práticas são a primeira escolha de tratamento.

No entanto, alguns pacientes não irão responder a essa primeira tentativa de tratamento e terão um impacto negativo importante na sua qualidade de vida. Para aqueles que não possuem indicação ou condições clínicas para serem submetidos à cirurgia aberta (prótese ou realinhamento) do joelho ou que não desejem ser submetidos ao procedimento cirúrgico, existem outras opções chamadas minimamente invasivas, como infiltrações intra-articulares (injeção de medicamento dentro da articulação),  bloqueios dos ramos geniculares e denervação percutânea.

Dentre as opções de tratamento minimamente invasivo está a denervação do joelho, onde usamos um aparelho que emite ondas de radiofrequência através de agulhas posicionadas nos ramos geniculares, que são nervos que dão a sensibilidade dolorosa da parte anterior do joelho. onde se concentra a maioria das causas de dor nessa articulação. Da mesma forma como fazemos no bloqueio dos ramos geniculares, interrompemos a transmissão de dor do próprio joelho, impedindo que eles continuem conduzindo o sinal de dor até o cérebro.

A diferença entre a radiofrequência (denervação) e o bloqueio dos ramos geniculares é que, assim como explicado no post sobre coluna, na denervação esses nervos são submetidos a altas temperaturas, causando lesão térmica dos mesmos, o que produz um efeito analgésico mais prolongado do que nos bloqueios1. Como o procedimento visa tratar a dor e não a artrose em si, é muito importante que o paciente seja disciplinado enquanto estiver no período assintomático e realize todas as medidas de reabilitação que antes não realizava devido aos sintomas. Um estilo de vida saudável impacta não só na saúde da sua articulação, mas também no corpo de uma forma geral. Os pacientes costumam experimentar uma remissão dos sintomas por 1 ano, quando o tratamento começa a perder efeito. Caso a dor retorne após esse período, o procedimento pode ser repetido.

Na foto, vemos as cânulas posicionadas na topografia dos nervos geniculares através do aparelho de escopia (raio x). Após confirmada a posição correta, colocamos os eletrodos por dentro das cânulas e realizamos testes sensitivos e motores para garantir a eficácia e segurança do procedimento. Apenas os nervos responsáveis pela dor são atingidos, não afetando a sensibilidade e nem a força dos membros inferiores (pernas).

É um procedimento minimamente invasivo, realizado apenas com sedação e anestesia local. Com isso, o paciente recebe alta algumas horas após o procedimento, não necessitando de internação.

Agende uma consulta e saiba se esse tratamento pode ajudar você!

Visite o meu site e veja outros posts.

Dra Fernanda F Gomes

CRM 5292882-8 I RQE 25856

1 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37623477/

Você tem dor no joelho? Saiba o que é o bloqueio dos nervos geniculares e como ele pode ajudar você.

2 fevereiro, 2024

A dor no joelho (gonalgia) é a segunda maior causa de dor no corpo humano, perdendo apenas para a dor nas costas (lombalgia), acometendo cerca de 46% da população mundial. Esse quadro pode trazer aos pacientes perda de produtividade, limitação das atividades do dia-a-dia, custos com tratamento, idas ao pronto-socorro, etc. As dores podem se apresentar por um curto período de tempo ou tornar-se crônicas. Dentre as causas de dor, estão as lesões ligamentares e dos meniscos, artrose, artrite, tendinite, fraqueza muscular, lesão da cartilagem da patela (antes chamada de "rótula"), entre outras. São inúmeras as possibilidades de tratamento, que englobam desde medicações orais e intramusculares, fisioterapia, perda de peso, atividade física, imobilizações, mudança do estilo de vida até procedimentos cirúrgicos, como a artroplastia (prótese) de joelho, a depender da causa da dor e da resposta do paciente ao longo do tratamento.

Muitos pacientes já foram submetidos a diversas modalidades de tratamento conservador sem alcançarem alívio da dor. Por vezes, sendo impedidos pelos sintomas de praticar atividade física, que traria inúmeros benefícios para o seu quadro, como liberação de algumas substâncias no cérebro, que causam sensação de bem-estar, perda de peso e fortalecimento muscular. Para esse grupo de pacientes e para os que não têm condições clínicas ou desejo de operar, os procedimentos minimamente invasivos podem ser uma opção, renovando a esperança de pacientes que já sofrem com dor há algum tempo.

Dentre as opções de procedimento minimamente invasivo para o joelho estão as infiltrações intra-articulares, bloqueio dos ramos geniculares e denervação do joelho. Nesse post, vamos conhecer o bloqueio dos ramos geniculares.

Os ramos geniculares são nervos que dão a sensibilidade dolorosa da parte anterior do joelho. onde se concentra a maioria das causas de dor nessa articulação. O bloqueio desses nervos interrompe a transmissão de dor do próprio joelho, impedindo que eles continuem conduzindo o sinal de dor até o cérebro.

Esse procedimento não precisa de sedação ou internação, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

Por constar no rol de procedimentos da ANS, esse tratamento é coberto pelo seu plano de saúde.

Agende uma consulta e saiba se esse tratamento pode ajudar você!

Visite o meu site e veja outros posts.

Radiofrequência convencional: você sabe o que é?

2 fevereiro, 2024

Radiofrequência convencional: você sabe o que é?

Na imagem, vemos as cânulas de radiofrequência (agulhas) posicionadas na coluna lombar através da escopia (aparelho de raio-x) para tratamento de dor persistente por hérnia de disco. Os fios (eletrodos e seus cabos) colocados por dentro da cânula, além de transmitirem a corrente elétrica, também proporcionam os testes realizados durante o procedimento, permitindo que apenas os ramos dos nervos responsáveis pela dor sejam queimados, impedindo que eles continuem conduzindo o sinal de dor até o cérebro. Não são afetadas a sensibilidade e força dos membros inferiores ("pernas").

A radiofrequência (ou radiofrequência convencional) é um procedimento minimamente invasivo, realizado apenas com sedação e anestesia local. Com isso, o paciente recebe alta algumas horas após o procedimento, não necessitando de internação. Pode ser usado para tratar dor na coluna (cervical, torácica e lombar) e nas articulações (ombro, joelho, quadril).

Esse procedimento é indicado para os pacientes com dor que não melhoram com medicação e fisioterapia, além daqueles que não possuem condições clínicas ou desejo de passarem por uma cirurgia mais invasiva.

Visite o meu site

Você já ouviu falar de tratamento minimamente invasivo para hérnia de disco?

28 janeiro, 2024

Você já ouviu falar de tratamento minimamente invasivo para hérnia de disco?

A dor no pescoço e nas costas (coluna cervical e lombar) acomete grande parte da população em algum momento da vida. A dor lombar pode atingir até 65% da população durante o ano e até 85% das pessoas no mundo em algum momento da vida. Menos de 60% das pessoas com dor procuram assistência médica, o que pode levar à cronificação dos sintomas(1). Carga horária de trabalho exaustiva, sedentarismo, aumento de peso, longos períodos na posição sentada ou em pé também podem contribuir para a manutenção do quadro.

Dentre as pessoas que procuram atendimento médico, muitas não melhoram da dor, apesar da realização correta do tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, mudança de hábitos de vida, etc). Para essas pessoas, pode haver uma alternativa de procedimento minimamente invasivo antes de serem submetidas à artrodese (cirurgia aberta, com colocação de hastes e parafusos).

Pacientes que não tiveram sucesso com o tratamento conservador e não podem ou não desejam serem submetidos à cirurgia de artrodese, procedimentos como bloqueios terapêuticos, radiofrequência convencional, radiofrequência pulsada, discectomia percutânea podem ser uma opção para o tratamento da dor. Veja os outros posts falando mais sobre esses tratamentos.

Você não precisa viver com dor! Um desses tratamentos pode te ajudar.

Agende uma consulta e saiba se o seu caso se encaixa nas indicações.

(1) https://www.scielo.br/j/csp/a/bXNZw98SnZTVK9CvDZt4TSg/format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20dor%20lombar%20%C3%A9%20uma,aos%20servi%C3%A7os%20de%20sa%C3%BAde%203.