Você tem dor no joelho? Saiba o que é o bloqueio dos nervos geniculares e como ele pode ajudar você.

A dor no joelho (gonalgia) é a segunda maior causa de dor no corpo humano, perdendo apenas para a dor nas costas (lombalgia), acometendo cerca de 46% da população mundial. Esse quadro pode trazer aos pacientes perda de produtividade, limitação das atividades do dia-a-dia, custos com tratamento, idas ao pronto-socorro, etc. As dores podem se apresentar por um curto período de tempo ou tornar-se crônicas. Dentre as causas de dor, estão as lesões ligamentares e dos meniscos, artrose, artrite, tendinite, fraqueza muscular, lesão da cartilagem da patela (antes chamada de "rótula"), entre outras. São inúmeras as possibilidades de tratamento, que englobam desde medicações orais e intramusculares, fisioterapia, perda de peso, atividade física, imobilizações, mudança do estilo de vida até procedimentos cirúrgicos, como a artroplastia (prótese) de joelho, a depender da causa da dor e da resposta do paciente ao longo do tratamento.

Muitos pacientes já foram submetidos a diversas modalidades de tratamento conservador sem alcançarem alívio da dor. Por vezes, sendo impedidos pelos sintomas de praticar atividade física, que traria inúmeros benefícios para o seu quadro, como liberação de algumas substâncias no cérebro, que causam sensação de bem-estar, perda de peso e fortalecimento muscular. Para esse grupo de pacientes e para os que não têm condições clínicas ou desejo de operar, os procedimentos minimamente invasivos podem ser uma opção, renovando a esperança de pacientes que já sofrem com dor há algum tempo.

Dentre as opções de procedimento minimamente invasivo para o joelho estão as infiltrações intra-articulares, bloqueio dos ramos geniculares e denervação do joelho. Nesse post, vamos conhecer o bloqueio dos ramos geniculares.

Os ramos geniculares são nervos que dão a sensibilidade dolorosa da parte anterior do joelho. onde se concentra a maioria das causas de dor nessa articulação. O bloqueio desses nervos interrompe a transmissão de dor do próprio joelho, impedindo que eles continuem conduzindo o sinal de dor até o cérebro.

Esse procedimento não precisa de sedação ou internação, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

Por constar no rol de procedimentos da ANS, esse tratamento é coberto pelo seu plano de saúde.

Você não precisa viver com dor!

Agende uma consulta e saiba se esse tratamento pode ajudar você!

Visite o meu site e veja outros posts.